22 março, 2012

Guitarra : Jackson Randy Rhoads

Jackson Randy Rhoads é a guitarra que foi, originalmente, encomendada por Randy Rhoads, então guitarrista de Ozzy Osbourne, e agora é produzida pela Jackson Guitars.
Inicialmente essa guitarra se chamaria "The Original SIN". Sua segunda Flying V, que era preta com um escudo de prata e com ponte "string-thru body", se chamaria Concorde. Randy reprojetou estas novas 'Concordes', ou modelos de produção, com um "chifre" maior, porque sentia muitas pessoas estavam relacionando sua branca com riscas em V com uma Flying V, e ele queria produzir uma guitarra que tivesse mais semelhança com uma barbatana de tubarão. Ambas as suas V tinham corpos de bordo com braço inteiriço de bordo. Além disso, a menor quantidade de madeira da parte de baixo da guitarra pôde ser moldada para dar mais agudos às cordas agudas. Esta guitarra apresentava tarrachas Grover com trava e um par de captadores humbuncking da Seymour Duncan. Um TB-4 (ponte) e um SH-2 (braço). A SIN tinha uma ponte (Trêmolo) estilo vintage. O vibrato é de altíssima qualidade e os captadores são projetados para captar os agudos de forma mais eficiente do que uma guitarra normal.
Ela apresenta um par de captadores humbucking (mas nem sempre é o caso, como visto no modelo de Kevin Bond e no novo modelo RR24), e muitas vezes uma ponte Floyd Rose. A escala tem trastes achatados, para que o guitarrisa toque rápido mais facilmente. A guitarra tem geralmente 22 trastes, mas em algumas séries, ela é produzida com 24 trates, para acesso a notas mais altas. A mão, ou paleta, é o padrão da Jackson e em algumas séries ela é invertida.
Este modelo foi, de verdade, o primeiro modelo da Jackson. Foi e ainda é, um modelo muito popular, que colocou o nome da Jackson em evidência. Quando Randy Rhoads encomendou sua guitarra junto a Charvel, o presidente da empresa, Grover Jackson, colocou o seu nome na mão do modelo personalizado, em vez de Charvel. Grover originalmente produziu duas, ainda protótipo, das Concordes que Randy recebeu (a primeira Concorde branca e uma Concorde preta e bronze). Randy havia pedido quatro no total, mas morreu antes de receber as outras duas (outra 'string-thru' (acidentalmente vendida na NAMM) e outra Concorde preta-e-bronze (foto à direita) com um tremolo e marcações invertidas (a primeira a ter marcação invertida)). Essas duas outras Concordes foram mantidas em um estado incompleto esperando que Randy as esperimentasse antes de serem terminadas. Tragicamente, Randy morreu em um acidente de avião antes que ele pudesse dar a Grover qualquer parecer sobre as guitarras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário